Em 2017, The Coca-Cola Company comprou Topo Chico, uma água mineral naturalmente gasosa engarrafada desde 1895 na cidade mexicana de Monterrey. Cercada de lendas, como sendo a água que emprestou vigor a uma princesa asteca, filha do também lendário Montezuma, Topo Chico sempre rivalizou vendas com a Coca-Cola, que tem no México seu segundo mercado global depois dos Estados Unidos. Então, a companhia sediada em Atlanta, no estado sulista da Geórgia, USA, decidiu, como sempre o fez, comprar “o inimigo” e repagina-lo. Como Topo Chico já vinha conquistando mercado também como bebida alcoólica pronta para beber, fruto da mistura com tequila e limão, Coca-Cola decidiu apostar no segmento se valendo do prestígio da marca também no Texas e lançou novas misturas seguindo trilha aberta pela inglesa Diageo e sua Smirnoff, gaseificada e saborizada há mais de duas décadas.
Coca-Cola trouxe o produto para o Brasil, mas tem oscilado na sua oferta e produção, praticamente limitada aos grandes atacadistas de varejo, como o Grupo Pão de Açúcar e similares, ainda que seja uma aposta para conquistar o paladar jovem que frequenta as baladas e tem pressa em consumir drinques prontos para beber. Agora, em campanha assinada pela agência americana Only If, resgata a lenda da bebida e busca mesclar seu passado glorioso e tradicional com a modernidade como forma de chegar ao público que a motivou a comprar este importante ativo. Uma bebida e uma lenda tão tradicional aos mexicanos quanto a bebida de cor canela que John Pemberton criou em Atlanta em 1886 e que passou a ser gaseificada artificialmente ao contrário da outrora, naturalíssima e mexicana Topo Chico de 2017.